Cadore, reino das raquetes de neve

Foto di Marco Santini
Para a Ermida dos Romiti

Guido Frescura
Detalles del itinerario. Periodo recomendado Inverno Teléfono0435 72061

Antes de qualquer excursão, consultar sempre o boletim de neve e avalanches. 

Este lindo passeio com raquetes de neve os leva até a Ermida dos Romiti, a uma altitude de 1.167 metros, quase no topo do Monte Froppa. A história deste refúgio é muito curiosa porque foi construído a partir de um pequeno convento construído em 1720, convento que abrigou durante muitos anos uma pequena comunidade de frades franciscanos que os habitantes do vale chamavam de "Romiti" (eremitas) porque viviam isolados.

No inverno o refúgio pode ser alcançado com uma caminhada de dificuldade média seguindo o caminho CAI 347 que começa nas margens do Lago Centro Cadore (localidade de Navare) e atravessa magníficos bosques de coníferas.

 

Como chegar: de carro de Domegge di Cadore se desce na direção do lago, atravessar a ponte e seguir as indicações para os refúgios Padova, Cercenà e Ermida dos Romiti. Continuar então em frente seguindo a placa na direção do refúgio. Estacionado o carro, a estrada em determinado ponto se torna uma estrada de terra e entra na mata. Uma encruzilhada permite escolher continuar ao longo do caminho de charrete ou pelo caminho íngreme conhecido como "Via Crucis" onde se encontram as 15 etapas da paixão de Cristo talhadas e decoradas em madeira.

Tempo de percurso cerca de 3 horas ida e volta, diferença de altitude + 460 metros.


Os frades Romiti eram penitentes leigos e faziam parte de um ramo da terceira Ordem Franciscana. Eles viviam na pobreza e na oração, cultivavam principalmente batatas e eram famosos pela produção de mel.