Colinas de San Benedetto

Foto di Franco Voglino
Detalles del itinerario. Periodo recomendado Primavera, Verão, Outono Teléfono+39 0424 479245

As colinas de San Benedetto têm o nome de um antigo mosteiro fundado por monges beneditinos em meados da década de 1200 e do qual, infelizmente, nenhum vestígio permanece hoje.

De um lado as muralhas e a maior parte do Castelo Superior de Marostica, do outro declives suaves pontilhados por uma densa floresta mista, filiformes de cipreste, extensões de vinhas, oliveiras e cerejeiras centenárias.

O itinerário pelas colinas de San Benedetto é um agradável passeio que começa à esquerda da Via Ponte Quarello, fora do centro histórico da cidade murada, e é marcado com o número 2. O caminho sobe rapidamente na floresta, mas depois de cerca de um quarto de hora vai ver que ele torna-se muito fácil e panorâmico, com poucas subidas e descidas. Uma vegetação exuberante acompanha-o ao longo da estrada de terra que lhe dá sensações inestimáveis de paz e serenidade e vai encontrar-se rodeado pela beleza da paisagem que recebe na primavera com uma exaltação de flores e aromas, enquanto no verão oferece-lhe refresco à sombra de castanhas, álamos e pinheiros. 

Uma subida final suave leva-o à colina acima da cidade de Marsan, onde há a pitoresca igreja de Sant'Agata, um edifício do século XIV dedicado aos caídos durante todas as guerras. Aqui há bancos e espaços verdes onde pode fazer uma pequena pausa regeneradora e admirar o Vale de San Floriano e os Pré-Alpes Vicenza e, finalmente, voltar a Marostica.

 

Dados técnicos
Dificuldade: fácil;
Comprimento: 4.2 km sentido único;
Duração: 1 hora 30 min ida;
Desnível total: 165 m.


Cereja de Marostica PGI: se na primavera passar pelas partes da "cidade do xadrez" não perderá o espetáculo inesperado oferecido pelas colinas cobertas com flores de cereja. Árvores que alguns meses depois são cobertas com frutas vermelhas, carnudas, muito doces e com um formato de coração característico.