Cittadella
Cidades muradas na província de Pádua

Montagnana
Detalles del itinerario. Periodo recomendado Primavera, Verão, Outono, Inverno Teléfono

Imperdível em Monselice, no início de setembro, a espetacular manifestação da Giostra della Rocca. Entre o final de agosto e o início de setembro, o Palio dei 10 Comuni acontece em Montagnana. 

Se parte justamente de Pádua que conserva testemunhos preciosos da cintura murada construída a partir de 1195, enquanto a renascimental, da primeira metade do século XVI, está conservada quase inteiramente. 
Na parte sul-ocidental da província se encontra Monselice, com a sua Fortaleza federiciana, que conta com uma rica coleção de armas e armaduras, e a Torre Cívica do século XIII. Depois Este, famosa pela produção de cerâmicas, com a sua Praça Maggiore, onde se abrem o Palácio do Município e o Palácio dos Scaligeri, o Duomo, com uma particular planta elíptica a oito capelas laterais e o grande altar de Tiepolo e com o Museu Nacional Atestino, que reúne testemunhos dos Venetos antigos.

A bela Montagnana, que conserva intacta a cintura murada medieval, que se desenrola por quase dois quilômetros, acolhe no centro histórico o Duomo do século XVI, com importantes obras, entre as quais a "Trasfiguração" de Veronese, enquanto a Villa Pisani representa um dos raros projetos de Palladio no território de Pádua.

Ao norte de Pádua se encontra Cittadella, o único borgo na Europa a planta elíptica, onde é possível percorrer a antiga passarela, longa 1660 metros, enquanto, em Camposampiero, da cintura murada hoje permanecem somente as duas torres, mas a estrutura pode ser vista ainda no traçado dos fossos.


Em Pádua se encontra o jardim botânico universitário mais antigo do mundo, Patrimônio da UNESCO. Em contínua evolução, este grande jardim da biodiversidade não deixará de surpreender com os seus 7000 exemplares de 3500 espécies botânicas.