Cadore reino das raquetes de nevee

No pé dos Cadini di Misurina

Detalles del itinerario. Periodo recomendado Inverno Teléfono+39 0435 99603

Mesmo que seja uma caminhada fácil em uma trilha de carroça, verificar sempre o boletim de neve e avalanches antes de partir. 

É uma excursão fácil de se fazer com raquetes de neve em uma das áreas mais fascinantes das Dolomitas de Veneza, com vistas excepcionais ao longo do caminho. 

Chegando ao Lago Misurina e deixando o carro no estacionamento da estação de teleférico Col de Varda, a uma altitude de 1770 metros, se pega o caminho CAI número 120, uma trilha de carroça bem visível. O caminho é quase sempre batido e depois de cerca de uma hora e meia, fazendo um pequeno desvio à esquerda, se chega ao refúgio Col de Varda a uma altitude de 2.115 metros.

Lá de cima a vista é incrível, pois ao seu redor é possível admirar os mais famosos grupos dolomíticos do mundo, alguns protegidos pela UNESCO como as Marmaroles, o Sorapis, o Cristallo, além das Tofanes e da Marmolada. Voltando ao caminho principal, continuar seguindo a indicação número 120 e em cerca de duas horas de caminhada se chega ao refúgio Città di Carpi, a uma altitude de 2110.

Se encontra sob as agudas torres dos Cadini di Misurina, enquanto à sua frente se encontram as majestosas Marmaroles e o maciço do Sorapis.


Parece que o nome do Lago Misurina deriva da expressão “meso ai rin” , que significa literalmente “em meio aos riachos”, já que no passado se acreditava que Piave e Adige nasciam justamente do lago.