Bosque dos Heróis

Detalles del itinerario. Periodo recomendado Primavera, Verão, Outono, Inverno Teléfono

São recomendadas botas para caminhadas e roupa de montanha. No inverno, o itinerário pode ser percorrido com raquetes de neve.

Natureza, arte e história e o tema da Grande Guerra: este é o itinerário do Bosque dos Heróis em Seren del Grappa, na província de Belluno. Aqui, a imensa tragédia é representada numa perspetiva de paz para lembrar todos aqueles homens que morreram no campo de batalha e que antes de serem soldados eram crianças, pais, irmãos, amigos, heróis que preferiam ser atingidos em vez de matar os que estavam à sua frente. 

Esta fácil caminhada ramifica-se por caminhos de guerra, entre trincheiras italianas e austro-húngaras, tocando os lugares onde milhares de soldados morreram e foram enterrados. O itinerário está, de facto, localizado entre as tristemente famosas montanhas durante a Primeira Guerra Mundial: Monte Grappa, Pertica, Monte Prassolan e Col dell'Orso

Ao longo do percurso, que está completamente imerso na natureza, há esculturas feitas por artistas locais que evocam sentimentos contrastantes sobre a violência da guerra e a beleza da paz. Também foram utilizadas plantas nativas com flores vermelhas e bagas, reolchidas em "canteiros botânicos" como se fosse para recordar o sangue que banhou esta ter


Existem dois percursos em anel, de 5 e 10 km, partindo de Rifugio Bocchette em Seren del Grappa. A diferença de altura é de cerca de 400 metros.